Saiba mais sobre a queda de cabelo

Uma das principais causas da queda de cabelo é conhecida pelo nome de Eflúvio Telógeno.
29/09/2019 | Dicas de Saúde
Uma das principais causas da queda de cabelo é conhecida pelo nome de Eflúvio Telógeno. Esta doença caracteriza-se pela perda intensa dos fios na fase telógena do crescimento.
Existem várias causas que determinam o surgimento desta desordem, como: pós-parto, interrupção do uso de anti-concepcionais ou de reposição hormonal, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos e/ou emocionais (stress), pós-operatório, doenças da tireóide, deficiências nutricionais (ferro, zinco e proteínas) ou dietas muito restritivas (com ou sem remédios).
Em geral se inicia 2 a 4 meses após o fator desencadeante, como por exemplo, após o parto, que é uma das causas mais frequentes. A queda de cabelo pode ser bastante intensa (mais de 100 fios ao dia) assustando o paciente que se vê diante de um grande número de fios de cabelos soltos após penteá-los, durante a lavagem ou no travesseiro ao acordar pela manhã.
Esta doença não é acompanhada por nenhum outro sintoma, mas pode estar associado a outras doenças, como a dermatite seborréica (descamação do couro cabeludo) que, quando intensa, também pode ser um fator desencadeante da queda.
O tratamento consiste na correção das causas. Dietas ricas em proteínas e vitaminas (A, B1, B6, B12) vão ajudar. Deve-se controlar doenças que estejam associadas.
O dermatologista também pode indicar medicamentos orais ou para serem aplicados diretamente no couro cabeludo, visando controlar o processo e estimular o crescimento de novos fios.
Compartilhe este artigo:
Leia também

Bioestimuladores
18/10/2019 | Informativo
Tudo sobre as substâncias para aumentar a produção de colágeno
Leia Mais
Quando se preocupar com uma pinta alterada
17/10/2019 | Dicas de Saúde
Os sinais na pele nem sempre indicam problemas. Entenda o que analisar antes de ficar preocupado.
Leia Mais
Índice ultravioleta e a sua pele
13/10/2019 | Dicas de Saúde
Saber sobre o índice ultravioleta (UV) é essencial para quem quer curtir o sol, sem prejudicar a saúde!
Leia Mais