Câncer de pele Melanoma

O melanoma é o tumor maligno que se origina nos melanócitos, as células da pele responsáveis pela produção da melanina.
07/10/2019 | Informativo
O melanoma é o tumor maligno que se origina nos melanócitos, as células da pele responsáveis pela produção da melanina. Os melanócitos são encontrados principalmente na pele mas também nos olhos, trato gastrointestinal, meninges, mucosas orais e genitais. Isto significa que, apesar da imensa maioria dos melanomas se tratarem de cânceres de pele, ele eventualmente pode surgir em outras áreas.
O melanoma é responsável por apenas 5% de todos os tipos de câncer de pele, entretanto, ele é o mais grave e agressivo, uma vez que causa metástases com grande facilidade. Mesmo não sendo o tipo mais comum é responsável por mais da metade das mortes por câncer de pele.
As pessoas ruivas, loiras, com olhos claros ou com sardas na pele e que sempre se queimam ao sol e quase nunca ficam bronzeadas, são as mais propensas a desenvolverem o melanoma. Outro sinal de vulnerabilidade é a presença de várias pintas ou sinais escuros na pele (conhecidos como nevus).
A exposição solar é o principal fator de risco. Além disso as câmaras de bronzeamento artificial, história na família e queimaduras solares na infância e na adolescência também aumentam o risco.
Por isso, sempre reforçamos a importância do uso do protetor solar diariamente e também as outras orientações de prevenção.
Compartilhe este artigo: